O vaso certo…


Quanto mais mergulho nesta arte do Bonsai mais fascinado fico com todos os detalhes necessários para tornar um projecto bom num projecto fantástico. Ultimamente tenho explorado diversos artistas ligados à produção de vasos de Bonsai e certamente o vaso é um dos pormenores mais importantes nesta arte, pois para cada um de nós existe o vaso certo para cada árvore tendo em conta a história que queremos contar e as hipóteses são extremamente diversificadas se tivermos em atenção o nível de oferta que existe hoje em dia, do mais sóbrio ao mais dramático existem para todos os gostos e feitios.

A palavra Bonsai que significa Árvore num Vaso não nasce ao acaso e acredito seriamente que mesmo uma árvore excelente, pode perder muito ou perder quase tudo numa escolha de um vaso errado. É um passo importante que deve ser pensado ao longo do tempo e que em nada deve ser uma decisão precipitada, pois é o conjunto final da árvore com o vaso que no fim irá contar uma história épica ou um filme de terror de classe B.

Se no início fiquei fascinado pelos vasos Japoneses Tokoname, tenho vindo a descobrir diversos artistas europeus, nomes como Dan Barton, John Pitt, Gordon Duffet, Stone Monkey, Wall Sall Studio entre outros que apresentam um trabalho tão bom quanto os vasos Japoneses e que devem ser sem dúvida alguma considerados uma opção, algo que no início por inexperiência os coloquei um bocadinho de lado, mas após explorar o trabalho deles mudei completamente de opinião.

Existem diversos estilos, formas, cores e se mesmo assim não encontrarmos aquele vaso com que sonhamos para aquela árvore especial, existe sempre a oportunidade de fazer um vaso à medida da nossa árvore com os detalhes que idealizamos e discutirmos todos esses detalhes com o artista que o produz. O mais interessante é que não é assim tão caro produzir um vaso customizado, obviamente tendo em conta o trabalho envolvido e que a peça que estão a realizar para nós é totalmente exclusiva.

Deixe um comentário