Regas & Palitos

aguaepalitos

Uma das primeiras dicas que recebi como Bonsaísta, foi utilizar um palito para controlar as regas, colocava um palito espetado no solo e diariamente retirava o palito para sentir a humidade com os meus dedos, se estivesse próximo de seco regava, se tivesse húmido não regava. À partida parece algo muito simples e meio amador, mas a verdade é que funciona e ajudou-me a mim a entender os ritmos das minhas diferentes árvores e a mantê-las vivas sem as matar por excesso de água (que é a causa mais comum pelos quais os iniciados no Bonsai matam as suas árvores).

Com o tempo, temos tendência a perder alguns hábitos e os palitos foram desaparecendo dos meus vasos, simplesmente tinha a ideia que os palitos já me tinham ensinado o suficiente e que estava na altura de evoluir, desta forma tocando e observando o solo e a própria árvore tomava a decisão de regar ou não. No Verão quando o calor apertava (+30ºC) a camada superior do solo secava rapidamente, remexia a terra sentia que estava seco e optava por regar, muitas vezes chegava a fazer 2 regas diárias.

Mas existiu sempre algo que me intrigou, pois sempre que transplantei uma árvore, por mais seco que a camada superior do solo estivesse o centro junto ao bolo de raízes estava sempre extremamente húmido, com água mais do que suficiente para alimentar a árvore, pois as árvores absorvem a humidade do solo, não bebem propriamente copos de água.

Após ter sofrido um grande ataque de phytophthora o ano passado, foi altura de rever todos os meus processos de cultivo, incluindo a própria rega e foi ai que tomei a decisão de voltar a colocar palitos em todas as minhas árvores para fazer um controlo muito mais detalhado dos níveis de humidade e desta forma conseguir ter uma rega muito mais acertada.

Actualmente estou a regar metade do que regava, mesmo em pleno Verão com temperaturas acima dos 30ºC chego a fazer regas de 2 em 2 dias (à excepção de Shohins e Plantas de Acompanhamento), a parte superior do solo está seca, mas ao retirar os palitos consigo entender que logo abaixo os níveis de humidade são altíssimos e que não há qualquer necessidade de as regar. As árvores têm respondido muito bem a este novo regime de rega, apresentando um ar muito mais saudável e crescimentos muito mais vigorosos.

Quanto aos palitos mágicos, na verdade deixaram de ser palitos, neste momento estou a utilizar paus de espetada pois tenho alguns vasos grandes onde necessito de algo com mais dimensão, outra opção que também me parece bastante válida e provavelmente um bocadinho mais interessante esteticamente são os pauzinhos de gelado.

Dependendo da nossa localização, à zona do viveiro, ao tipo de solo utilizado e ao tamanho dos vasos, todas as árvores vão ter ritmos diferentes de rega, mas comprem uns palitos, paus de espetada ou pauzinhos de gelado, experimentem e digam coisas, acredito que muito provavelmente vão ficar surpreendidos com os resultados.

Anúncios

4 thoughts on “Regas & Palitos

  1. Rui Marques diz:

    Viva,
    Também em tempos utilizava os pauzinhos como técnica de controlo de rega. Deixei de os usar. Mas agora como estou a utilizar vasos de barro mais fundos para potenciar um crescimento mais vigoroso, confesso que tenho de voltar a utilizar, agora que os dias mais quentes se aproximam.
    Deixo uma sugestão para um 2º Post: coloca umas imagens de todo o processo, onde colocas os palitos, qual o seu aspecto em seco, húmido e muito húmido.
    Abraço.

  2. Rogério Cavaleiro diz:

    Sou um aprendiz e vou experimentar esta técnica do palito, dece ser uma excelente opção! Obrigado

    • Olá Rogério,

      Se te ajudar a moderar a rega é positivo. A rega pode parecer a coisa mais simples do complexo mundo do Bonsai, mas é provavelmente a mais dificil…

      Obrigado pelo teu comentário.

      Abraço,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: