O meu 3º ano



É impressionante como o tempo passa, já passaram 3 anos desde que me iniciei nesta arte, mais parece que foi ontem. Continuo totalmente envolvido na aprendizagem e com o passar do tempo entendo de forma humilde e consciente que 3 anos não são rigorosamente nada nesta arte, para as árvores não foi mais que 12 estações e para mim como aprendiz continuo a sentir que me falta um longo percurso. Sinto que senão soubermos levar este percurso com muita humildade jamais conseguiremos chegar ao fim dele, se é que esse fim existe…

Tenho estado junto das árvores sempre que posso mas um pouco mais afastado do blog, na maior parte das vezes sou obrigado a gerir muito bem o meu tempo disponível e ultimamente o blog não tem estado no topo das minhas prioridades, com alguma pena minha, pois vejo este espaço como um diário da minha aprendizagem. A quantidade de trabalhos nas árvores tem sido enorme e por vezes é me complicado registar tudo, embora a verdade é que sei que daqui a 10 anos vou estar severamente arrependido de não ter fotografado mais o estado de cada árvore.

Quanto à árvore que acompanha o post do meu “Aniversário de Bonsaista” é um Pinus Sylvestris vindo da colecção do Alberto Baleato e que já está no meu viveiro há alguns meses, esta foi a primeira modelação na minha mão e a primeira modelação que fiz totalmente sozinho e senti que servia na perfeição para ilustrar esta pequena comemoração do meu 3º ano.

Um obrigado muito especial a todos que de alguma forma participaram no meu percurso deste meu último ano, Maria João Simões, Luis Cunha, Pedro Almeida, Mário Eusébio, Márcio Meruje e Viriato Oliveira.

5 thoughts on “O meu 3º ano

  1. Mário Eusébio diz:

    Viva David!

    Antes de mais parabéns pelo teu 3º aniversário bonsaista :)!

    O pinheiro ficou porreiro e tem a ramificação curta, isso é uma grande vantagem ;)!

    Um abraço e que faças muitos mais anos!

    Mário Eusébio

    • Olá Mário,

      Obrigado pelo teu comentário, sim a ramificação é curta e concentrada, ajudou a compactar, mas noutras situações necessitava que os ramos fossem um pouco mais longos, mas tudo a seu tempo, tem tempo para crescer 🙂

      Grande abraço,

  2. Alberto baleato diz:

    Gran potencial o do piñeiro e mais grande o do bonsaista… 3 anos non son nada, espera a q pasen outros tres e despoja contasnos, a ese ritmo q levas vai dar gusto verte
    Un abrazo

  3. Kensho diz:

    Olá David,

    Mais um ano, ora muito bem ! Já tinha visto mas como sabes não tinha tido oportunidade de comentar !

    A estilização revela o mais importante: a capacidade técnica para executar as tarefas aquando da estilização dos nossos exemplares . Gostei de ver o modo como comemoraste !!! Parabéns !

    O pinheiro ainda terá um longo caminho pela frente, e oxalá …tão longo como será o teu caminho nesta arte, onde ambos certamente evoluirão ! E que grande evolução em três anos David !!

    Keep going !

    Aquele abraço

  4. Parabéns e tens ai uma bela árvore.

Deixe uma Resposta

