Smoke Dragon X 24

Fechei ontem o ano com “o milagre da reprodução”, 24 estacas da Smoke Dragon que é sem dúvida de todos os Juníperos da minha colecção a que que apresenta uma massa verdade de maior qualidade, tento assim desta forma replicar os “genes” para futuros Shohin’s. Agora é esperar que peguem em força, quanto à árvore em si, continua o seu percurso e irá ser transplantada no início de Março.

No geral, está ai o Janeiro mais um mês forte de trabalhos que se estende até final de Fevereiro antes de entrar a época dos transplantes e para ambas as épocas tenho uma lista extensiva de modelações e transplantes.

Espero que as entradas em 2012 tenham sido boas e desejo a todos sem exceção um excelente ano, cheio de saúde, felicidade e muito Bonsai.

3 thoughts on “Smoke Dragon X 24

  1. Nelson diz:

    Olá David,

    e então a taxa de sucesso, já consegues dizer algo?

    O Mário Komsta disse que pegavam com ervas daninhas mas infelizmente a minha taxa de sucesso não é muito inspirador…
    Ao longo dos últimos 2 anos já tentei só em água, em mistura, akadama pura, em simples terra para plantas e até em vasos de treino de outros pré-bonsai… sempre com o cuidado de manter o substrato húmido.
    De 30 e tal estacas UMA pegou definitivamente no ano passado e está em crescimento e da remessa deste ano ainda estou na esperança de mais uma ou duas… mas that´s it…

    Cmpts.
    Nelson

    • Olá Nelson,

      Na verdade este ano correu-me muito mal em comparação com o primeiro ano que fiz estacas, mas sei exactamente a razão pelo qual não me correu bem.

      Desde o inicio do Verão que estou a lutar contra a Phytophthora e para piorar as coisas tive um ataque de acarus da pesada e ainda agora tenho algumas árvores a passar mal, está claro que as estacas foram afectadas e tenho 1 ou 2 sobreviventes, mas que duvido que consigam vingar.

      No primeiro ano que fiz estacas, tive uma taxa de sucesso de 80% mesmo as mais fracas aguentaram verdes e reagiram esta Primavera…as mais fortes tem cerca de 50 cm de crescimento e vão ser aramadas e passadas para escorredores este próximo Outono.

      A minha pouca experiência diz-me que é relativamente fácil pegar estacas de Juniperos, é preciso ter atenção ao corte e “descarnar” um pouco a base de forma limpa, com hormonas de enraizamento e com uma rega regular de forma a manter o solo sempre húmido tem tudo para pegar sem esquecer a coisa mais importante a árvore de onde cortas as estacas deve estar saudável e em força.

      Outra coisa os meus melhores enraizamentos foram realizados a meia sombra, apenas com um bocadinho de sol por dia (2 a 3 horas).

      Abraço,

  2. Nelson diz:

    Queria escrever “como ervas daninhas” e não com ervas daninhas…

    …e a taxa não é muito inspiradorA.

    É o que acontece quando se escreve à pressa e não se lê antes de enviar.

Deixe uma Resposta

