Olea “Tormento”

Com a chegada do Outono chega também a época de modelação, até ao momento o verdadeiro Outono tardava em chegar e até há bem pouco tempo quase todas as minhas árvores apresentavam sinais de crescimento, mas pelas previsões meteorológicas tudo indica que o Outono finalmente está ai.

Tenho uma longa lista de modelações para esta época e aproveitei por começar pela Olea “Tormento” é uma árvore que tenho trabalhado completamente sozinho e que me tem dado muito gozo, na verdade quanto mais trabalho nela mais gosto do projecto.Fui obrigado a tomar algumas decisões mais drásticas, como recomeçar toda a parte superior da árvore, pois não estava totalmente satisfeito com a mesma, mas é aqui que as Oliveiras se apresentam como uma espécie fantástica para iniciados nesta arte como eu, é uma espécie que aceita os nossos erros e nos dá uma oportunidade de corrigir e recomeçar do zero.

Por outro lado no universo das Oleas existe algo que luta contra nós durante 6 a 8 meses do ano, é uma luta inglória, mas que se não for travada de forma constante certamente não conseguiremos levar os projectos de Oleas para a frente e esse problema chama-se lagarta verde. Não é preciso mais do que 72h (há quem diga 24h) para que um simples ataque de lagarta verde comprometa a maior parte da nova rebentação criando assim muitas dificuldades de evoluir a ramificação (primária, secundária, terciária etc).

Quanto aos trabalhos de aramação, é algo que gosto bastante de treinar, acredito severamente que uma boa aramação é o primeiro passo para uma boa modelação e senão evoluirmos tecnicamente não existe teoria estética que nos salve, pois o ramo certo nunca ficará na posição certa, com o movimento certo. Actualmente ainda me sinto um verdadeiro caracol aramar, cometo muitos muitos muitos erros e para isso só há uma solução, aramar, aramar e aramar. Tenho um longo percurso pela frente.

Deixe uma Resposta

