Rega Automática

Com a chegada das férias, a necessidade de finalizar a rega automática aumentou, não tenho ninguém de confiança que durante a minha ausência tenha a disponibilidade diária para regar as minhas árvores e desta forma fui obrigado a optar pela rega automática, sinceramente estou a rezar para que a mesma não me deixe mal, embora tenha perfeita noção que tudo fiz para que a mesma seja eficaz.

A Rega Automática é um assunto extremamente debatido e embora seja um sucesso no mundo da jardinagem continua a não reunir consenso junto dos Bonsaistas devido a diversas limitações que estes sistemas apresentam. A verdade é que estes sistemas são bastante mecânicos quando as nossas necessidades são bastante “orgânicas”.

Embora hoje a ofertas das marcas de rega automáticas seja bastante  alargadas, sinto que ainda não são alargadas suficientes para as nossas necessidades, talvez um dia a Gardena ou a Claber desenvolvam um sistema totalmente dedicado a Bonsai, que reúna as verdadeiras necessidades das nossas árvores, não tenho dúvida que se tornaria um produto de sucesso.

Quase 90% das minhas árvores encontram-se actualmente com a mesma mistura de solo (50% Akadama e 50% Kiryu) o que me deixa um pouco mais descansado quanto a ter uma rega automática a regar tudo por igual, pois mesmo tendo na minha colecção árvores com consumos diferentes de água, a mistura do solo dá-me alguma confiança.

Montei um sistema de rega automática da Claber utilizando de base o computador de rega Aquadue Duplo, que me permite até 3 regas por dia (min. 1min máx. 23h) em 2 circuitos de água diferentes, utilizei aspersores superiores (360º e 180º) e conta gotas no solo direccionados a cada árvore e adicionei um sensor de chuva. Todo o sistema está agora em testes, para acertar os “timmings” de cada rega, posso adiantar que até ao momento estou muito satisfeito com os resultados.

Agora é esperar que tudo corra bem…

Deixe uma Resposta

