O meu 2º ano…

É difícil de acreditar que desde que me iniciei nesta arte já passou 2 anos. O tempo corre rápido e ao mesmo tempo apresenta uma lentidão incrível. Este ano foi um ano muito especial, pois nasceu o meu filho Lucas, está a ser uma experiência fantástica embora ainda esteja numa fase de adaptação à nova rotina. Com mais ou menos dificuldade consegui ir realizando os trabalhos necessários nas árvores e evoluindo dentro do que me foi possível e isso só posso agradecer à minha Mulher, pois dentro de muita compreensão tem-me ajudado a perseguir os meus sonhos, sem ela a evolução deste ano teria sido muito reduzida.

Este segundo ano foi sem dúvida um ano de crescimento e estabilização da minha colecção, muitos trabalhos de preparação para uma próxima época de modelação, bastantes árvores chegaram ao seu terceiro ano e apresentam agora o vigor que procuro para as trabalhar em segurança. Encontro-me extremamente motivado e cheio de vontade de continuar a percorrer o meu caminho, a paixão e amor por esta arte continuam a crescer a cada dia que passa e a minha colecção tem acompanhado este amor tendo chegado às 21 árvores.

Entrando agora no meu terceiro ano, mantenho muitos dos meus objectivos do primeiro ano e acrescento alguns à medida que vou crescendo os meus conhecimentos, mas acima de tudo sei que este terceiro ano será um ano muito importante na minha evolução como Bonsaísta.

Celebrando este segundo ano, dentro de muitas pessoas existem certas pessoas que merecem um destaque especial, a Andreia a minha mulher por me ter apoiado incondicionalmente neste sonho, o meu filho Lucas pela inspiração e motivação, a Maria João Simões pela partilha de conhecimentos, simpatia e disponibilidade com que me recebe todas as vezes que a vou chatear, o Luís Cunha pela amizade e longas horas de conversa sobre Bonsai, o Alberto Baleato pela amizade e disponibilidade, o Márcio Meruje pela partilha e simpatia e possivelmente um dos únicos repetidos do ano passado o Pedro Almeida por me desafiar a cada ano que passa. Obrigado a todos e a todos aqueles que me posso ter esquecido, vocês sabem quem são.

10 thoughts on “O meu 2º ano…

  1. E cá estamos para te acompanhar no 3.º ano !

    Em dois anos tens já uma colecção ao melhor nível nacional… Já te imaginaste daqui a 10 anos ?

    Abraço,

    MMeruje

    • Olá Márcio,

      Obrigado pelo teu comentário e simpáticas palavras. Sinceramente não me consigo imaginar daqui a 10 anos, mas acredito severamente que continuarei ligado ao Bonsai a percorrer o caminho a que me propus, certamente a minha colecção será maior, provávelmente estarei rodeado de uma grande colecção de Juniperos e Coniferas em geral 🙂 acho que esta parte será previsivel 😀

      Abraço,

  2. E que belos dois anos !!

    Pois é David começamos quase na mesma altura e tem sido muito enriquecedor todas as nossas conversas =)
    Como o Márcio disse, em dois anos conseguiste reunir na tua colecção excelentes exemplares que te colocam já a um nível elevado nas colecções nacionais, tens sabido sobretudo ( e contra muitas vozes invejosas ! tive que o dizer !) manter todas as árvores que adquiriste com uma saúde e um vigor admirável. Tem sido também um trajecto consistente e coerente, o que a meu ver é das coisas mais importantes!

    Cá estamos para reflectir sobre tudo isto daqui a dez anos =) Boa continuação…

    Grande abraço
    Luís Cunha

    • Olá Luis,

      Sem dúvida que tem sido muito positivo a partilha de informação e as conversas sobre Bonsai tendo em conta que estamos os dois a percorrer este caminho na arte aproximadamente ao mesmo tempo.

      Acredita que não tem sido fácil, tenho me dedicado muito ao cultivo das minhas árvores e dado no duro para as conseguir ter com vigor e saúde, mas acredita que senão fossem certas pessoas ajudar-me também acredito que não teria conseguido vencer certas barreiras.

      Espero que sim, que dentro de 8 anos estejamos a celebrar os 10 anos neste percurso.

      Abraço,

  3. Pedro G C Almeida diz:

    Olá David. 🙂

    Fico satisfeito por te ver comemorar o segundo ano, parabéns! A tua colecção tem crescido muito rapidamente e concordo que em termos de qualidade é uma das melhores do país, pelo menos no que diz respeito ao potencial das árvores. Acho que tens sabido escolher bem o teu percurso e tens dado passos bastante acertados. Se continuares assim, quanto tiveres tanto tempo disto como eu a tua colecção será das melhores da Europa! 😀

    Fico também satisfeito por ver que eu também evoluí neste último ano. Deixei de ser “o chato”, agora sou o gajo que desafia. Não é muito diferente, mas sempre são dois furos acima. 🙂

    Continua, acho que a tua colecção tem um futuro promissor e será um prazer acompanhar a sua evolução.

    Um abraço,
    Pedro aka “the flat one” 😉

    • Olá Pedro,

      Bem se fizermos as contas a 21 árvores no espaço de 2 anos dá mais de 10 árvores por ano, sim tenho de admitir que tenho crescido a nível de colecção de forma bastante rápida 🙂 aliás sendo o mais sincero possível nunca pensei que fizesse esta escalada, pois tu que me conheces desde o inicio sabes que o meu objectivo inicial era ter 5 árvores boas…tu bem me dizias que eu não ia parar por ai 🙂 eu actualmente ambiciono ter 40 árvores no máximo…(será que me vou arrepender de dizer isto? lol).

      Bem a 10 árvores por ano a 10 anos, são 100 árvores 🙂 mas dúvido seriamente que a nivel de aquisições continue nesta escalada, começo a ficar com a ideia que a nivel de aquisições vou começar a comprar cada vez menos e coisas muito especificas para complementar a minha colecção…

      Obrigado pelo comentário,

      Abraço,

  4. Lio diz:

    David como prometido deixo aqui umas palavrinhas LOL!
    Para quem se iniciou há tão pouco tempo e como já foi aqui dito, possuis uma bela “palette” de árvores de qualidade,provavelmente terás já das melhores colecções nacionais (pelo menos de juníperos ) e mesmo estando numa fase inicial e pelo caminho que tens percorrido e mostrado, de certeza conseguirás tirar o melhor partido do alto potencial dessas belas bases!
    Espero algum dia ter oportunidade de ver a tua colecção de árvores ao vivo e também dar te a conhecer a minha que se está também pouco a pouco a compôr LOL .
    Mas acima de tudo espero que toda esta boa gente que tem aparecido nos últimos tempos se possa reunir cada vez mais vezes em torno deste gosto comum que é o BONSAI!
    Abraço.

    • Olá Lio,

      Eu encontro-me apenas no inicio do percurso a que me proponho, tenho algumas árvores interessantes mas não só dúvido que tenha das melhores colecções nacionais, como não tenho quaisquer objectivos a esse nível de colecção, para mim acima de tudo estão as árvores e a sabedoria sobre esta arte e com isso tiro um prazer muito pessoal e muito pouco competitivo.

      Quanto ao retirar o potencial do material é para isso que trabalho todos os dias e é com esse objectivo que vou caminhando o meu percurso, para que cada projecto que realize sinta que estou a tirar o maior potencial do material em que estou a trabalhar. Vamos ver como corre a minha evolução 🙂

      Acredito que tudo o que é relacionado com esta arte requer tempo, toda esta gente nova que apareceu nos últimos 2 anos pode realmente ter algo a dizer no futuro mas isso só irá nascer de muito esforço, trabalho e dedicação e a verdade é que só num espaço de 10 anos é que poderemos tirar conclusões sobre o efeito “desta nova geração”…

      Abraço,

  5. Mario Eusebio diz:

    Viva David!

    Ainda não fui desta :)!

    Já ando há uns tempo para te escrever, mas não estava em condições, sobretudo havia muitas palavras que me faltavam e mesmo agora preciso de ler várias vezes por causa dos erros!

    Já por diversas vezes te disse que a tua coleção é excelente! Mas o que salta à vista é a forma como encaraste a arte do Bonsai! Desafio alguém a descobrir, pessoas como tu, que em apenas 2 anos tenham uma serie de árvores como as tuas!

    Parabéns!

    Mário Eusébio

    • Olá Mário,

      Fodasse Shôr Mário! É com muita alegria que te vejo responder a este post é bom ter-te de volta 🙂 Não te preocupes, devagarinho se vai ao longe e a seu tempo estará tudo de volta à normalidade 🙂

      Fico sem palavras, mas encaro as tuas como motivadoras a continuar o meu percurso nesta arte, tu és uma das pessoas que conhece bem o meu percurso ao longo destes dois anos e conheces também a capacidade de sacrificio que tive para ter a colecção que tenho hoje, lado a lado com isto muita dedicação para a manter com vigor e saúde 🙂

      Grande abraço,

Deixe uma Resposta

