Urushibata & Taisho-En

Há cerca de 1 ano atrás, a conselho do Pedro Almeida descobri o Mestre Nobuichi Urushibata e Taisho En em Shizuoka no Japão, na altura comecei por explorar o tema e fui encontrando em alguns fóruns e blogs diversas reportagens de pessoas que estudaram lá. Todos sem excepção contavam maravilhas da experiência, muitos deles são hoje artistas reconhecidos na Europa, um dos nomes que mais me chamou atenção por ser o meu artista favorito a nível Europeu, foi Mário Komsta que estudou 5 anos junto de Nobuichi Urushibata.

Ultimamente muito se tem falado sobre o tema, o próprio Pedro que foi o primeiro Português a visitar e a estudar neste sitio fantástico, passado alguns meses o Alberto tornou o seu blog simplesmente incontornável durante 3 meses reportando de forma detalhada os seus dias em Taisho En e por último o anúncio do João que estará este mês de Agosto junto do Mestre Urushibata. Com tanta boa notícia o difícil mesmo é não ficar com vontade de viver esta experiência.

Se no início, coloquei Taisho En como um objectivo o que até poderia ser bastante utópico, cada vez mais este objectivo se torna numa vontade muito expressiva e por sua vez essa vontade tornasse numa necessidade pessoal de viver e respirar Bonsai durante 3 meses dentro da Cultura Japonesa que sempre me fascinou. É esta uma das minhas maiores motivações para que o mais rápido possível consiga evoluir adquirindo o conhecimento e a segurança necessária para conseguir desfrutar totalmente desta experiência.

Actualmente encontro-me possivelmente na fase menos positiva até ao momento, pois devido à minha experiência noutras disciplinas que envolvem estética tenho a minha cabeça a funcionar como um Ferrari Enzo, mas as minhas mãos e capacidade técnica estão ao nível de um Fiat Uno. Uma batalha interior que com trabalho e dedicação certamente a levarei por vencida ou assim espero.

2 thoughts on “Urushibata & Taisho-En

  1. Olá David,

    Penso que vai sendo altura de me estrear a comentar o teu blog. 🙂 Por essa razão o meu comentário será mais geral e não restrito a esta entrada tua sobre Oyakata Urushibata e Taisho-en.

    Quero dar-te os parabéns pelo agradável blog e pelo teu percurso no bonsai. Poucas pessoas em tão pouco tempo conseguem adquirir a clarividência de optar por exemplares com a qualidade dos que estão nas tuas estantes. Com essas opções vem também grande responsabilidade, mas para já tens sabido levar tudo a bom porto, e isso alegra-me bastante. Afinal, se calhar fui eu a pessoa que mais te “chateou” – sou um chato, consta por aí 🙂 – por tantas vezes questionar se estarias pronto para esse desafio. Toda a gente mata árvores, vais aprender isso de forma dramática quando estiveres em Taisho-en, mas para já não tens tido um único problema. Uma vez mais, parabéns. 🙂

    Falando em Taisho-en, é uma experiência que recomendo a qualquer bonsaísta mais sério. Sobre isso já sabes o que penso. É muito importante que muitas pessoas em Portugal procurem esse tipo de aprendizagem, só assim nos podemos aproximar do nível dos nossos vizinhos de Espanha – e é uma mais valia tê-los tão perto. É também importante ganhares mais alguma experiência no bonsai antes de ires para poderes tirar melhor partido da aprendizagem de 3 meses em Taisho-en, mas isso já estás a fazer e bem, penso eu.

    Oyakata disse-me vezes sem conta que a melhor altura é o Outono, por isso se calhar não é má ideia apontares para essa altura do ano, se puderes.

    Um abraço,
    Pedro

  2. Olá Pedro,

    Muito obrigado pelas simpáticas palavras, tenho dado o melhor de mim nesta arte e me dedicado ao máximo dentro do que me é possível.

    Embora trabalhe para me sentir seguro das minhas capacidades e para aprender mais a cada dia que passa, o meu objectivo é dentro de 2 a 3 anos viajar para o Japão para passar 3 meses em Taisho En, de qualquer forma esta “data marcada” é muito subjectiva, pois tudo depende da minha evolução.

    Grande abraço,
    David

Deixe uma Resposta

