Juniperus Itoigawa

Este Juniperus Itoigawa foi uma das minhas primeiras aquisições e foi a primeira árvore que modelei na minha vida. Há 1 ano atrás sentei-me com a Maria João Simões para começar a trabalhar nesta humilde árvore que é sem dúvida especial para mim, pois foi com ela que dei os primeiro passos nesta arte e marca o meu primeiro workshop com a Maria João. Não interessa se um dia ela vai ser ou não um verdadeiro Bonsai, interessa sim o que ao longo deste ano esta árvore me ensinou.

Como me prometi a mim mesmo de forma a evoluir, todos os fins-de-semana de manhã passo pelo viveiro e trabalho uma árvore ou várias, depende do que há para fazer e não é preciso dizer que há sempre algo a fazer, não é? Este fim-de-semana já tinha planeado tratar deste Junípero era uma árvore que tinha sido modelada o ano passado pela primeira vez, já tinha sido totalmente desaramada há uns meses e esta Primavera apresentou um crescimento acentuado, estava extremamente vigorosa e cheia de força e então decidi colocar-lhe a mão.

Limpei um pouco o tronco, pinçei  no geral toda a árvore acentuando essa pinçagem nas zonas mais fortes, aramei e modelei. Existem diversas opções estéticas que a seu tempo terei de tomar, mas agora não era certamente a altura, apenas não quis perder o trabalho que tinha vindo a ser desenvolvido ao longo do ano. Na próxima época de transplante se a árvore se apresentar igualmente saudável e vigorosa será certamente transplantada para um vaso de Bonsai.

Deixe uma Resposta

