O meu primeiro ano…

Não será certamente pura coincidência que celebre o meu primeiro ano nesta arte na Primavera. Há 1 ano atrás seria no final de Março que devido à minha total ignorância nesta arte que de uma forma feliz a vida me colocava frente a frente com uma velha paixão, passado um ano sinto que percorri uma pequena parte do meu percurso como eterno aprendiz mas que pouco ou nada sei e a cada dia que passa sinto o desafio da evolução crescer, algo que me motiva a continuar o meu caminho.

Com isto, não quero dizer que o meu primeiro ano não tenha sido positivo, antes pelo contrário, aprendi muito mesmo, conheci pessoas fantásticas, dediquei-me imenso e senti que evolui, mas se o colocar lado a lado com o caminho a que me proponho percorrer, foi sem dúvida um pequeno passo. O amor e paixão por esta arte, cresceu de uma forma inesperada e dei por mim a colocar outras formas de expressão artística para segundo plano, dedicando quase todo o meu tempo livre ao estudo desta arte que me fascina cada vez mais.

Ao evoluir, acabei por ir aumentando e modificando os meus objectivos e gostos, em apenas um ano tanta coisa mudou, hoje sonho com uma colecção com cerca de 30 a 40 árvores, tenho uma porta aberta a árvores Shohin, gosto de cerâmica Europeia e Japonesa, passei a simpatizar com algumas folhosas e sonho em me deslocar ao Japão durante 3 meses para estudar junto do Mestre Urushibata.

Neste primeiro ano que celebro existem certas pessoas que merecem um agradecimento especial, pois sem elas não teria evoluído metade do que evolui, são elas a Maria João Simões uma pessoa pelo qual nutro imenso respeito, admiração e carinho que tem me ajudado e me ensinado praticamente quase tudo, o Ivo Santos pela imensa dedicação e amizade, o Mário Eusébio pela simpatia e disponibilidade e ao Pedro Almeida que devido à sua teimosia, puxa por mim diariamente. A eles e todos os outros que de alguma forma me ajudaram Arigatou gozaimasu.

9 thoughts on “O meu primeiro ano…

  1. Luis Cunha diz:

    Viva David,

    Boa reflexão!

    Parabéns por este 1º ano de actividade bonsaista =)
    Vais ver!! Ainda havemos de ser bem velhinhos e juntamo-nos para trabalhar numas árvores, beber umas cervejinhas e ver o nosso Benfica campeão lolol
    Agora mais a sério, desejo-te muita sorte e que continues com esse espírito de aprendizagem e de querer sempre melhor, pois com toda a certeza vais conseguir reunir uma colecção com maravilhosos exemplares…

    Grande abraço
    Luis Cunha

  2. Mário Eusébio diz:

    Olá David!

    O bichinho pegou-te forte :)!

    Espero que estejamos daqui a muitos anos a recordar estes nossos inicios á sombra do jardim e a admirar as nossas árvores!

    Abraço

    Mário Eusébio

  3. Olá Luis e Mário,

    Que as vossas palavras se tornem realidade 🙂 Obrigado pelos vossos comentários 🙂

    p.s – acho que o Mário só não concorda com a parte do Benfica campeão 😉 como é obvio Luis nessa tens todo o meu apoio 🙂

    Abraço,

  4. João Pires diz:

    Olá David,

    Isto é mesmo um vício… lol. Deixar outras actividades “para trás” não é nada. Quando te fizerem a pergunta: “Mas tu só falas com as árvores?” aí o caso é mesmo grave… LOL
    Excelente primeiro ano! Boa continuação!
    … e a história do Benfica campeão, é mais uma alegria para juntar à lista hehehehe.. (desculpa Mário, mas também a coisa tem que variar…)

    Abr
    João Pires

  5. Olá João,

    Um vicio saudável 🙂 com tendência a agravar 🙂 Obrigado pelas simpáticas palavras.

    Um abraço,
    David

  6. Kensho diz:

    Um ano ? CALOIRO!!!! 🙂

    Lol… Agora a sério: Parabéns pelo magnífico trabalho neste teu período e que com o tempo continues com a mesma dedicação e entusiasmo.

    Abraço,

    MMeruje

  7. Ivo Santos diz:

    Tem sido um ano e tanto David! Tens todo o crédito e a minha admiração pelo modo como tens pautado este teu primeiro ano de bonsai. Ao contrário da maioria (dos “novatos”) tens procurado excelência quer na aquisição de conhecimento quer de material base para trabalhar. Por isso tens todas as condições para ser um bonsaísta de qualidade. Em adição és um bom amigo e uma pessoa de carácter e princípios bem definidos.

    Um forte abraço,

    Ivo

  8. Márcio e Ivo,

    Obrigado pelos vossos comentários 🙂

    Abraço,

  9. […] agora no meu terceiro ano, mantenho muitos dos meus objectivos do primeiro ano e acrescento alguns à medida que vou crescendo os meus conhecimentos, mas acima de tudo sei que […]

Deixe uma Resposta

