Sabina “Smoke Dragon”

Acho que não será um exagero afirmar que a minha paixão por Coníferas é cada vez mais um grande amor, com o passar do tempo o que no início poderia parecer um cliché saído da boca de um eterno aprendiz é hoje algo cada vez mais forte e que me faz realmente vibrar quando estou na presença de um bom exemplar ou observo uma simples fotografia. Não querendo colocar as Coníferas todas no mesmo saco, pois existem diferentes espécies com detalhes e características diferentes, no geral a estética inerente, os detalhes preciosos e os pequenos segredos que as coníferas guardam, tornam as num desafio enorme e misterioso pelo qual estou cada vez mais fascinado.

Esta Sabina é a minha última aquisição, o nome surgiu devido ao seu movimento em “S” lado a lado com o rasgo central suave e elegante de madeira morta que me fez lembrar alguns movimentos de fumo e dai “Smoke Dragon”. Mais uma vez foi amor à primeira vista, mas desta vez a situação era um pouco mais complicada, pois era uma árvore da colecção pessoal do Alberto Baleato e a vontade dele era manter a árvore, algo que respeitei e compreendi, sempre tecendo uma grande admiração por este exemplar.

Começo acreditar que o Rui Ferreira tem razão quando diz que “existem certas árvores que nos parecem destinadas e de uma forma ou de outra acabam por nos encontrar”. Com o passar do tempo surgiu uma pequena oportunidade que agarrei com toda a força para não a deixar escapar e consegui fazer com que ela se juntasse à minha humilde colecção.

Esta Sabina conta com 3 anos em vaso, foi recentemente transplantada e se tudo correr como previsto entre Abril e Setembro deste ano irá se mudar para Portugal até lá ficará à guarda do meu já amigo Alberto Baleato. Pelas fotografias pode parecer uma árvore pequena mas na realidade é uma árvore com algum porte. Quando ela chegar a Portugal e estiver confortavelmente no viveiro certamente irei dar mais notícias.

7 thoughts on “Sabina “Smoke Dragon”

  1. pedro nascimento diz:

    parabéns David,bela sabina,é sem duvida um bom invstimento:)
    tem um tronco com muito caracter e movimento,eu gostei muito dela;)
    1abrç…

    • kingii diz:

      je,je
      os pouquiños vas facendote con unha boa colección, teño que andar con coidado xa que dentro de pouco vas ter másis sabinas que min
      un saudo

  2. Pedro,

    Obrigado pelo comentário, existem diversos detalhes na árvore que me fascinaram logo desde o inicio, por isso estou ansioso pela sua chegada 🙂 mas ao mesmo tempo tranquilo, pois o tempo corre a meu favor 🙂

    Alberto,

    Não te preocupes depois trocamos 😉 Obrigado pelo comentário 🙂

    Abraço,
    David

  3. ivosantos diz:

    Quando cá chegar, será indiscutivelmente uma das melhores peças em Portugal.

  4. Olá Ivo,

    Obrigado pelo teu comentário 🙂

    Abraço amigo,

    David

  5. Antonio diz:

    Ottimo acquisto David!
    Complimenti!

  6. […] Smoke Dragon tem vindo a ser trabalhada e pensada em conjunto com a Maria João Simões, temos discutido imenso […]

Deixe uma Resposta

