Japão

O Japão é o sonho de qualquer bonsaísta, sendo este país o maior responsável pela evolução desta arte milenar é normal que lá estejam presentes os maiores mestres e as melhores árvores. Estaria a mentir certamente se omitisse que na Europa já se encontram excelentes exemplares e que a evolução dos ocidentais tem sido no mínimo fantástica. Mas a verdade é que muitas das melhores árvores que encontramos por cá são árvores que foram importadas do Japão e grande parte dos grandes artistas Europeus, passaram muitos anos no Japão, nomes como Liporace, Mário Komsta, Marco Invernizzi entre outros. De uma forma ou de outra a ligação ao Japão é inquestionável.

Tendo em conta que este tipo de artes encontram-se extremamente enraizados na cultura Japonesa e ignorando a parte temporal de que eles estão cerca de 1500 anos à nossa frente (tendo em conta que o Bonsai nasceu há 1700 anos na China) e não esquecendo que os Japoneses antigos tem uma cultura e educação baseada na perfeição, acredito sinceramente que os Ocidentais a longo prazo vão demonstrar as suas capacidades, espero pessoalmente que dentro deste papel que iremos representar, Portugal não fique de fora.

Qualquer bonsaísta, do mais experiente ao menos inexperiente (como é o meu caso) sonha um dia ter uma ou duas boas árvores importadas na sua colecção ou em estudar esta arte durante uma temporada no Japão. No primeiro caso, fico com a sensação que cada vez é mais complicado adquirir uma árvore de qualidade vinda do Japão, a hipótese de viajar para comprar e trazer está posta de lado, pois devido às alfândegas é quase impossível e as lojas que importam mesmo tendo por vezes preços justos devido às excessivas burocracias e quarentenas não são acessíveis à carteira de um comum mortal.

Quanto a estudar 3 meses no Japão junto do mestre Urushibata não está posto de lado e é um objectivo pessoal para daqui a alguns anos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: